Criando 11 Lotes feitos por Simmers para Ondarion em Trono e Glória

Quatro criadores foram convidados para montar palácios, mercados e casas que contam as histórias das Dinastias no novo mundo.

No The Sims 4 Pacote de Expansão Trono e Glória, o mundo de Ondarion ganhou vida com um esforço colaborativo baseado na criatividade, na narrativa e na comunidade.

Para destacar a cultura única de cada Dinastia no reino de Ondarion, fizemos parcerias com quatro pessoas criadoras talentosas da comunidade do The Sims, Plumbob KingdomEva RotkyEmerald Stories e Studio Gabri, convidando-as para projetar lotes originais que ajudassem a definir as Dinastias, vizinhanças e histórias do reino.

Cada pessoa criadora teve liberdade para interpretar Ondarion segundo sua própria visão criativa, construindo de tudo, desde palácios grandiosos e mansões nobres até o mercado movimentado e as casas cheias de vida da plebe. O resultado é um reino feito de regiões distintas, camadas narrativas e espaços projetados para favorecer o drama, o legado e a imaginação.

Nós conversamos com cada uma das pessoas criadoras sobre suas inspirações, abordagens narrativas e a habilidade criativa por trás de suas construções, a fim de revelar os segredos escondidos nos lotes mais famosos de Ondarion.

Plumbob Kingdom – Roko

Roko, mais conhecido como Plumbob Kingdom, projetou a Propriedade Abrantes, bem como a Estrada da Renascença e La Vivace.

Roko, que mora no Brasil, joga The Sims desde o título original. Com um histórico no mundo da moda e paixão pela decoração, arquitetura e arte, ele dá vida a criações detalhadas e ricas, com inspiração em decorações antigas e itens vintage. Sob as influências da Dark Academia, Vitorianas, clássicas e rústicas, os espaços de Roko se mostram dramáticos e cheios de vida.

❔EQUIPE DO THE SIMS: um dos desafios de design da Estrada da Renascença era equilibrar um exterior que acomodasse o luxo de Bellacorde com um interior mais modesto. Como você abordou esse contraste?

ROKO: este lote foi um desafio e tanto. Estou acostumado a construir em lotes grandes, e ter que reunir e concentrar todas as ideias em um espaço menor realmente me tirou da minha zona de conforto. Além disso, havia o contraste entre os elementos mais opulentos e os mais humildes. No fim, transmitimos a ideia de que as peças mais imponentes foram trazidas pela Julieta quando ela deixou o lar da família para se unir ao Romeu e construir gradualmente sua dinastia.

❔EQUIPE DO THE SIMS: La Vivace é um lindo espaço social. Como você fez para garantir que os elementos sociais fossem o ponto central do design?

ROKO: a primeira coisa que me veio à cabeça quando pensei neste lote foi aquela ideia clássica que a gente sempre vê nos filmes, com uma pista de dança cercada de mezaninos e, bem em frente, uma escadaria grandiosa. Esta era a cena principal que eu imaginei que todo mundo gostaria de ver quando levasse seus Sims ao baile. Para a arquitetura externa, eu quis construir algo característico do estilo eclético – uma combinação dos estilos renascentista, clássico, neoclássico e barroco, usando o “Theatro Municipal do Rio de Janeiro” como inspiração principal.

❔EQUIPE DO THE SIMS: um recurso que se destaca na Propriedade Abrantes é a sala de administração. Como você imagina que este espaço será usado nas narrativas do dia a dia?

ROKO: sabemos que a matriarca da família tinha uma grande sede de poder e uma preocupação constante em elevar o prestígio da família na sociedade. Imagino o salão do trono como o lugar em que ela concede audiências à plebe e aproveita a oportunidade para descobrir o que anda acontecendo pela vizinhança. Especialmente em relação ao casamento de seu filho, exercendo sua influência e manipulação para fortalecer o próprio legado.

Eva Rotky – Eva

Eva, também conhecida como Eva Rotky, projetou o Palácio de Bellacorde e o Palácio de Verdemar, dando vida a duas Famílias/Grupos da realeza bem diferentes.

Nascida na Áustria e atualmente morando em Londres, Eva é uma designer de interiores cujo amor pela arquitetura e interiores foi parcialmente influenciado por sua paixão pelo The Sims, o que a inspirou a seguir a carreira de design de interiores. Desde 2020, Eva compartilha suas construções detalhadas e realistas, que combinam elementos contemporâneos e vintage com uma estrutura minimalista, frequentemente inspirada pela arquitetura histórica de cidades como Londres, Paris e Nova York.

❔EQUIPE DO THE SIMS: quais elementos narrativos você incluiu nas suas construções?

EVA: os dois palácios abrigam famílias muito prestigiadas, que trazem muitas histórias para o universo de The Sims 4! Eu queira garantir que os diferentes traços e personalidades dos Sims fossem refletidos em seus palácios. Por exemplo, a Família/Grupo Caputo é muito materialista, esnobe e gosta de exclusividade, o que aparece nos interiores com acessórios pesados de ouro e uma mobília pomposa e decadente, pois Tebaldo, o chefe da família, gosta de ostentar sua riqueza. 

A Família/Grupo do Palácio de Verdemar, Cordélia e Thiago, não poderia ser mais diferente dos Capuleto. Eles são aventureiros, colecionadores dedicados e amantes do mar. Toda a paleta de cores do palácio é mais escura e sombria, com acessórios pesados em azul e azul petróleo, refletindo a proximidade da Família/Grupo com o mar. Como a Cordélia adora acumular tesouros, eu incluí uma sala secreta no topo da torre, cheia de itens valiosos!

❔EQUIPE DO THE SIMS: você construiu dois palácios lindos. Quais são as diferenças entre eles?

EVA: as Famílias/Grupos que moram em cada um deles têm personagens muito diferentes e as vizinhanças também são áreas bem distintas, e estes dois fatores influenciaram muito o design que eu escolhi para os palácios. Enquanto Bellacorde é bem organizada e tem elementos românticos tradicionais, Verdemar é bem mais indomável e imprevisível, como o mar. Então, o Palácio de Bellacorde tem um formato muito simétrico, com um panorama bem ordenado: cada arbusto e árvore tem seu lugar e até as sebes do labirinto são aparadas com precisão! O palácio neoclássico parece muito romântico, com tons pastel quentes, escadarias grandiosas, glicínias garbosas, hortênsias e esculturas decorativas luxuosas. 

Por outro lado, o Palácio de Verdemar foi projetado com um formato totalmente assimétrico e fica no topo de uma colina, isolado da cidade. Eu exagerei a elevação do palácio, aumentando a altura da construção, para aproveitar ao máximo a vista do penhasco. Ele também conta com elementos decorativos altamente ornamentais, em tons de azul e azul petróleo, além de muitos detalhes de desgaste para refletir a proximidade com o mar. Verdemar também parece um lugar romântico, mas de uma forma mais indomável do que Bellacorde, com locais escondidos na natureza que aumentam a aura misteriosa da vizinhança.

❔EQUIPE DO THE SIMS: como você integrou as passagens secretas nos palácios?

EVA: eu queria muito que as Passagens Secretas fossem exatamente assim: secretas! Isso significa que não são fáceis de identificar e não estão em lugares óbvios, mas sim em locais úteis para os Sims que sabem das coisas. Como as passagens parecem antigos relógios do vovô, foi fácil escondê-las nos cômodos principais, onde a maioria dos Sims olharia rapidamente para eles apenas para ver as horas.

Emerald Stories – Linda Zaranyika

Linda Zaranyika, também conhecida como Emerald Stories, projetou a Casa do Corsário e a 

Cabana do Pescador, além do Mercado de Zanbira em Dambele.

Linda joga The Sims há mais de 14 anos, tendo começado com The Sims JogueGrátis antes de se apaixonar completamente pelo The Sims 3. Em sua jornada criativa, ela explorou construções no TikTok e fez construções rápidas inspiradas em nostalgia, sonhos e imagens cuidadosamente selecionadas no Pinterest. Independentemente do estilo, o objetivo da Linda é sempre o mesmo: produzir espaços calorosos, seguros e cheios de vida.

❔EQUIPE DO THE SIMS: a vizinhança de Verdemar é “intensa”. Como você implementou essa estética mantendo a coesão das residências da plebe?

LINDA: há seis versões completamente diferentes da Casa do Corsário. Todas bem diferentes e complicadas, mas eu escolhi o último design porque preferi um caos sutil em vez da confusão que tinha antes. Há algumas marcas de tinta de terreno marrom no chão, desbotamento nas pedras, todos os muros são gastos e o charme vem do interior. Uma sensação régia e melancólica, com uma grandeza deliberada e sutil nas vizinhanças de Verdemar e Dambele. 

❔EQUIPE DO THE SIMS: como você fez para garantir que o design capturasse a essência de uma cabana de pesca, mas ainda oferecendo um ambiente aconchegante para viver?

LINDA: as cores e texturas são tudo. Eu queria algo que tivesse a atmosfera de uma casa no barco, mas sem se destacar demais. Assim como a casa da plebe, isto precisava ser simples, furtivo e discreto. Escolhi tons naturais do mar, marrom-claro (areia), azul (céu e mar) e branco (nuvens). Não fugi muito da madeira e da pedra, mas evitei de propósito os metais e outros materiais brutos. Por fim, o espaço precisava ser aberto, arejado e fluido. Com a tradicional falta de janelas nas casas de barcos, eu queria que a construção se parecesse menos com um espaço confinado e mais como uma reforma bem bolada. Para isto, tem o acesso aberto ao quarto no loft, entradas na frente, lateral ou nos fundos, e é possível ver a cozinha da sala de estar.

❔EQUIPE DO THE SIMS: o mercado certamente é um espaço de destaque para a comunidade! Quais estratégias você usou para criar um ambiente coeso e convidativo para incentivar a interação da comunidade no mercado?

LINDA: eu não queria que houvesse áreas isoladas, paredes inteiras, sofás fechados ou muitas portas. Queria que os Sims caminhassem por ali e vissem a comunidade ativa, ouvissem as conversas e (usando a imaginação) sentissem o cheiro da comida. Sem barreiras, isto seria possível. Existe uma conexão fundamental nas casas da África Ocidental com a terra, e eu queria que isto também ficasse aparente na construção. Os telhados cobrem o que é necessário. Não nego sol aos meus Sims, e as paredes são cheias de plantas, permitindo que a vida exista em meio ao próprio material. Eu me diverti muito ao imaginar meus Sims andando para chegar mais rápido ao destino, parando para pensar por um momento e então continuando, em busca de dinheiro, abrigo ou alívio. Seja como for, o design não obstrui, ele conecta Sims com Sims, Sims com a Terra e Destinos com Destinos.

Studio Gabri – Gabby

Gabby, conhecida online como Studio Gabri, projetou o Viajante Ancestral, a Residência Sankofa e a Capa Dura.

Gabby é uma designer de interiores cuja paixão pelo The Sims começou com o jogo original e acabou chegando à sua carreira no mundo real. Formada em Design de Interiores e com o cargo de Designer Sênior, Gabby revela que o The Sims foi uma grande influência criativa em sua jornada profissional. Desde o lançamento de seu conteúdo para The Sims no fim de 2024, ela ficou conhecida por suas construções contemporâneas e modernas com inspiração em legados, que tratam cada lote como um desafio de design do mundo real, com o objetivo de inspirar e incentivar a comunidade a “continuar avançando”.

❔EQUIPE DO THE SIMS: Capa Dura, o Bar em Verdemar, era frequentado por piratas! Como você fez para garantir que a história fosse refletida na construção?

GABBY: Verdemar, ou como eu costumo dizer, “o velho mar”, é um lugar rico em histórias marítimas. Eu queria garantir que o bar refletisse essa história tanto na parte externa quanto no interior da construção. A parte externa devia ser uma referência ao velho e ao novo, representada pelos materiais e pela estrutura. No lado de fora, você vê calcário desgastado e vegetação exuberante, janelas e portas de um profundo verde-esmeralda, além de uma janela de vidro redonda e elegante no segundo andar, homenageando o equipamento moderno de navegação. No interior, como ele costumava ser frequentado por piratas, eu queria que fosse como uma extensão opulenta de um navio pirata, com painéis de madeira nas paredes, pisos e teto, uma combinação de mobília e decoração. Toques do profundo verde-esmeralda, temas de conchas e itens náuticos (pergaminhos, baú de tesouro, etc.) nos dois pisos internos aumentam o charme marítimo.

❔EQUIPE DO THE SIMS: a Residência Sankofa em Dambele é muito luxuosa! Quais elementos de luxo você incorporou a esta construção?

GABBY: Embora Dambele seja conhecida pelo seu senso de comunidade, é um lugar muito luxuoso em elementos culturais e ambientais. Para capturar o luxo e a beleza do ambiente e implementá-los na residência Nobre, eu comecei com os chafarizes na frente da casa como um ponto focal e fui desenvolvendo a estrutura da construção em torno disso! Combinada com calcário neutro, ladrilhos geométricos e colunas, eu queria que a estrutura tivesse um formato moderno e visualmente interessante, com alturas variáveis, meias paredes e portas e janelas no estilo de Dambele. Algo com opulência moderna e influência da África Ocidental! A escada externa do segundo andar também foi uma decisão de design que eu tomei perto do fim, e acho que ela trouxe textura e personalidade à construção. 

❔EQUIPE DO THE SIMS: Capa Dura é uma biblioteca durante o dia e uma boate à noite! Como você incluiu duas ideias tão diferentes no mesmo espaço?

GABBY: a Área Privativa é um conceito muito legal! Como uma biblioteca durante o dia e uma boate à noite são ambientes sociais muito diferentes, eu queria ter certeza de que o exterior e o interior fizessem sentido juntos! Honestamente, eu tive várias ideias diferentes para esta construção. Minha cabeça foi em várias direções diferentes, mas estou feliz com o resultado final! Estruturalmente, eu queria que a forma também fosse característica da arquitetura moderna em toda a Dambele, mas também que parecesse heroica, como se já estivesse ali há muito tempo.

Nossos agradecimentos a Plumbob KingdomEva RotkyEmerald Stories e Studio Gabri por ajudarem a dar vida ao reino de Ondarion. Colaborações como estas ajudam o The Sims a continuar contando novas histórias, celebrando a criatividade e criando espaços inesquecíveis em nossa comunidade.

Reserve já o The Sims 4 Trono e GlóriaBundle Grandioso por R$ 179,00 e comece a jogar logo após seu lançamento, no dia 12 de fevereiro de 2026 (com 2 kits novos inclusos), no PC pelo EA app, Epic Games Store e Steam®, e nos sistemas PlayStation®5, PlayStation®4, Xbox Series X|S e Xbox One. De 15 de janeiro a 15 de março de 2026, você receberá o The Sims 4 Pacote de Expansão Trono e Glória, o Conteúdo Digital Tesouros Reais e dois novos kits: Hora do Chá no Solário e Estilo Cinematográfico.

Acompanhe todas as novidades do universo Simmer seguindo @cidadedossims nas redes sociais. E para conteúdos exclusivos, gameplays, siga @elvisplaylive.

Compre o The Sims 4 Trono e Glória Bundle Grandioso para PC ou MAC pela EA app, Epic Games Store e Steam®, e nos sistemas PlayStation®5, PlayStation®4, Xbox Series X|S e Xbox One.

💡 Apoie o site Cidade dos Sims! Se você for comprar o The Sims 4 Trono e Glória – Bundle Grandioso, considere usar nosso código na EA App: elvisplaylive

Veja também:

elvisplaylive

elvisplaylive

Criador de conteúdo de The Sims desde 2002 e fundador do site cidadedossims.com.br. Em Abril de 2020, lancei o canal Elvis Play Live na Twitch, que explora diversos jogos e cultura pop, realizando transmissões semanais, hoje o canal abrange tambem o Youtube onde posto noticias e onde tambem faço live.

Artigos: 900