The Sims Projeto X: o possível novo modo single player que pode herdar The Sims 4, se integrar ao The Sims Project Rene e redesenhar todo o ecossistema da franquia
Olá, Simmers!
Depois dos rumores de que podemos ter um The Sims 4 Remastered, novos rumores apontam que o The Sims Projeto X pode ser o próximo grande passo da franquia, funcionando como um novo modo single player dentro do ecossistema do The Sims Project Rene. A ideia é oferecer uma experiência mais moderna e “enxuta”, enquanto a EA prepara o terreno para, em algum momento, encerrar o ciclo de The Sims 4 como conhecemos hoje.
Essas informações ainda não foram confirmadas oficialmente, mas conversam diretamente com o que já foi apresentado em transmissões do Behind The Sims, no EA Investor Day 2024 e em declarações anteriores da própria Maxis sobre o futuro da série. Também dialogam com análises que já fizemos aqui no Cidade dos Sims quando surgiram boatos de que o suposto “The Sims 5” teria sido cancelado.

The Sims Projeto X: o que dizem os rumores
Segundo um vazamento atribuído a um ex-funcionário ligado ao estúdio Firemonkeys, o The Sims Projeto X seria a parte single player do Projeto Rene, agora tratada como jogo separado e vendido à parte.
Pelo rumor, esse novo jogo:
- Está planejado para lançamento no fim de 2026, caso o cronograma interno se mantenha.
- Reaproveita sistemas e conteúdos de The Sims 4, mas em uma base tecnológica completamente nova.
- Foi, inicialmente, pensado como um “modo” dentro de Rene, até que a EA teria decidido separar as experiências: de um lado, o foco online e colaborativo; de outro, uma simulação de vida mais tradicional, com DNA de The Sims 4.
Os pontos mais citados sobre o The Sims Projeto X incluem:
- Bairros mais abertos, com sensação de mundo mais conectado.
- Vizinhanças muito mais cheias, chegando a “três vezes mais movimentadas” do que as de The Sims 4, segundo o vazador.
- Melhorias gráficas, mais próximas das primeiras imagens de desenvolvimento do Projeto Rene em PC do que dos testes mobile que já circulam na comunidade.
Ao mesmo tempo, o The Sims Projeto X seria mais simples em algumas camadas de simulação do que The Sims 4. A meta seria criar um jogo mais leve de manter, com uma base de código moderna, preparado para atualizações constantes sem o peso de mais de uma década de remendos.

Por que mexer na base de The Sims 4
O rumor reforça algo que muita gente na comunidade já percebeu na prática: The Sims 4 ficou caro e complexo de manter. Depois de anos de DLCs, sistemas empilhados e correções, o jogo teria chegado a um ponto em que:
- Os custos de teste de qualidade (QA) e desenvolvimento teriam disparado nos últimos 24 meses.
- Muitos relatos de bugs e saves corrompidos estariam ligados a mods e conteúdos personalizados, não ao jogo base instalado “do jeito que vem”.
- A equipe gastaria horas tentando reproduzir problemas que simplesmente não existem na versão oficial sem modificações.
Dentro desse cenário, faria sentido a EA apostar em um novo jogo como o The Sims Projeto X, com:
- Tecnologia capaz de identificar com mais facilidade problemas causados por modificações.
- Uma estrutura planejada desde o início para patches mais rápidos, sem a herança pesada de uma década de correções sobre o mesmo código.
O vazamento também sugere que recursos queridos de The Sims 4 e até conteúdos planejados que nunca chegaram a ser lançados poderiam ser realocados para esse novo título, como forma de compensar a futura aposentadoria do jogo atual.

Fortnite como modelo de plataforma
Um dos trechos mais interessantes do rumor compara o futuro de The Sims com o que acontece hoje em Fortnite. O paralelo é menos sobre gênero de jogo e mais sobre modelo de plataforma.
Fortnite deixou de ser apenas um modo Battle Royale e virou um ecossistema com diferentes tipos de jogabilidade existindo dentro do mesmo ambiente: experiências narrativas, modos criativos, mapas feitos pela comunidade, jogos com propostas completamente diferentes, mas todos mantendo o jogador dentro do sistema de Fortnite.
Aplicando isso a The Sims, a leitura é:
- O The Sims Project Rene funcionaria como esse grande hub, com foco em multiplayer, social, criação compartilhada e experiências variadas.
- O The Sims Projeto X e o próprio The Sims 4 ocupariam o espaço de “modo clássico” de simulação de vida: criar famílias, construir casas e contar histórias de forma mais tradicional.
- No futuro, nada impede que sistemas e espaços desse modo clássico também apareçam em experiências online dentro do próprio Rene.
Em vez de um “The Sims 5” isolado, a tendência é termos um “Universo The Sims” em que diferentes formas de jogar convivem dentro da mesma marca, como já acontece com Fortnite.

O que a EA já confirmou sobre Rene, The Sims 4 e o hub da franquia
Alguns pontos oficiais ajudam a dar contexto aos rumores sobre o The Sims Projeto X:
- No episódio 3 do Behind The Sims, a Maxis relembrou a trajetória da série, de The Sims 1 a experiências como The Sims Online, The Sims Castaway, The Sims Medieval, The Urbz, The Sims JogueGrátis e The Sims 4, reforçando que a franquia sempre testou formatos diferentes sem abandonar o coração da simulação de vida.
- Na mesma transmissão, foi dito que o Projeto Rene será uma nova forma de jogar The Sims, com foco em multiplayer e em múltiplos dispositivos, enquanto The Sims 4 e Projeto Rene irão coexistir por um bom tempo.
- No EA Investor Day 2024, a empresa apresentou um plano em que The Sims 4 continua como pilar da estratégia, The Sims: Project Rene aparece como experiência conectada principal, e produtos como The Sims Project Stories e novos jogos da linha MySims ajudam a expandir esse ecossistema.
- A EA também mostrou a ideia de um The Sims Hub, reunindo ferramentas, galeria, marketplace e até recursos sociais em um só lugar.
Mesmo sem citar publicamente o The Sims Projeto X, a mensagem é clara: The Sims está deixando de ser um único jogo para virar uma plataforma de experiências interligadas.




IA generativa e a possibilidade de migração de motor
No mesmo Investor Day, a EA apresentou uma ferramenta interna de IA generativa, construída sobre a biblioteca completa de jogos da empresa. A promessa é transformar comandos de texto em protótipos jogáveis, aproveitando assets, código e telemetria acumulados ao longo dos anos.
Isso abriu espaço para mais uma especulação: se a EA tem uma IA treinada em todo o catálogo de jogos, é razoável imaginar que ela esteja usando esse poder de fogo para:
- Acelerar uma possível migração de sistemas de The Sims 4 para um novo motor gráfico, como a Unreal Engine 5.
- Resgatar e testar mais rapidamente ideias e mecânicas de The Sims 1, 2, 3, The Sims Medieval e The Urbz, reaproveitando esse legado dentro do Projeto Rene e, eventualmente, do The Sims Projeto X.
Nada disso foi confirmado, mas a coerência entre os anúncios de IA, a necessidade de modernizar a base técnica da franquia e o surgimento do The Sims Projeto X nos rumores deixa o cenário bem plausível.

E o suposto “The Sims 5 cancelado”?
Toda a confusão recente sobre “The Sims 5 cancelado” nasce do fato de que a comunidade passou anos chamando o próximo jogo de “5”, enquanto a EA sempre usou o nome oficial The Sims Project Rene.
O quadro atual parece ser este:
- “The Sims 5” é apenas um apelido criado pela comunidade; nunca foi um título oficial dado pela Maxis. Esse nome surgiu para indicar que se trata de um novo jogo da franquia.
- O título oficial é The Sims Project Rene, com foco em ser online, gratuito e multiplataforma. O jogo utilizará o motor gráfico da Epic Games, o Unreal Engine 5, o mesmo usado em Fortnite e em diversos outros jogos AAA do mercado.
- O The Sims Projeto X, se os vazamentos estiverem corretos, seria o braço single player clássico, construído em cima de tudo o que aprendemos com The Sims 4.
- Enquanto isso, The Sims 4 segue recebendo atualizações, correções e até melhorias gráficas, o que não condiz com a ideia de um cancelamento puro e simples.
Estamos construindo o jogo de próxima geração e a plataforma criativa do The Sims. […] Este é o futuro do The Sims, construído sobre uma base de Sims adoráveis, ferramentas poderosas e histórias significativas.
Lyndsay Pearson
Em vez de cancelamento, o que temos é uma reorganização da estratégia para encaixar diferentes formas de jogar The Sims dentro de um mesmo universo.
O que esperar do The Sims Projeto X
Entre rumores sobre o The Sims Projeto X, confirmações oficiais sobre o Projeto Rene, anúncios de Project Stories, expansão de MySims e a criação de um The Sims Hub com IA no centro da experiência, tudo indica que a franquia vive a maior transformação estrutural da sua história.
Se tudo isso se confirmar, o cenário provável é:
- The Sims 4 continua vivo por algum tempo, mas com um horizonte em que pode ceder espaço a uma base mais moderna.
- O The Sims Project Rene se torna a plataforma central, conectando modos, dispositivos e jogadores.
- O The Sims Projeto X assume o papel de modo single player clássico, com cara de The Sims 4, mas rodando sobre uma infraestrutura atualizada e preparada para a próxima década.
Até a EA se pronunciar oficialmente sobre o The Sims Projeto X, tudo permanece na pasta de rumor. Mas, olhando o conjunto de sinais, fica claro que The Sims deixa de ser só um jogo para se tornar um ecossistema completo de experiências conectadas.
Fonte: SatchOnSims, tópico do Reddit, Usuário gloamingthepain no ATRL
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Como curiosidade histórica, vale lembrar que o primeiro The Sims também já teve um “projeto X” no seu DNA: depois de perder a casa em um incêndio e se inspirar nessa experiência para criar um simulador de vida doméstica, Will Wright levou a ideia para a Maxis no início dos anos 1990 e foi recusado; só em 1995, quando apresentou o conceito à EA, o jogo foi aceito e passou a ser desenvolvido com o codinome interno Project X (que hoje muitos fãs chamam de “The Sims Projeto X”), antes de receber outros nomes de trabalho como Dollhouse Simulator e Tactical Domestic Simulator, até finalmente ser batizado oficialmente como The Sims, lançado em 2000. (Fonte: The Sims Wiki)


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